Por que se pode afirmar que no primeiro reinado as práticas de cidadania política eram limitadas
Soluções para a tarefa
A mair expressão da cidadania é o direito ao voto. Durante o Primeiro, apesar da possibilidade de participação nas decisões políticas, o processo eleitoral tinha uma série de obrigações socioeconômicas. Nesse período, surge o voto censitário, caracterizando os indivíduos da seguinte forma:
Cidadão passivo (sem possibilidade de voto) era o que tinha renda de 100 a 199 mil réis; cidadão ativo (voto de primeiro grau) era o que tinha renda de 200 a 399 mil réis; cidadão ativo (segundo grau) era o que tinha renda de 400 a 799 mil réis e podia se candidatar ao cargo de deputado; cidadão ativo e eleitor de província era o que tinha renda de 800 mil réis em diante, podendo ser deputado, senador e ocupar os demais cargos.
As práticas de cidadania política eram limitadas no Primeiro Reinado, já que o poder de voto era destinado aos homens acima de 25 anos e com posses.
Cidadania durante o Primeiro Reinado
Apesar de limitada, devido à Constituição de 1824 era considerado que o Brasil vivia uma democracia à frente de sua época, ao permitir que uma parcela populacional expressasse seu voto.
Ao longo do tempo, esse direito foi sendo estendido para as demais camadas populacionais, tendo o país vivenciado situações como o voto de cabresto na República Velha, até que se chegou ao ano de 1932, onde as mulheres também foram incluídas na cidadania política nacional e passaram a tomar as decisões mais importantes acerca dos representantes.
Mais sobre a cidadania no Primeiro Reinado: brainly.com.br/tarefa/6830820
#SPJ2