Por que se afirma que os recursos provenientes do solo devem ser explorados de forma planejada e consciente?
Soluções para a tarefa
O que há de mais importante no solo para que possamos utilizá-lo são seus nutrientes.
Solos ricos em nutrientes permitem seu uso de inúmeras maneiras e cuja produção de praticamente qualquer coisa pode ocorrer, nos permitindo obter matérias-primas essenciais para nossa existência.
Num solo rico, você pode de maneira mais fácil, ter sucesso ao plantar praticamente qualquer coisa desde que tal planta se desenvolva naquele clima.
As plantas precisam de moléculas que contenham inúmeros minerais para que possam se nutrir e fazer seus processos bioquímicos. Para crescerem, necessitam de nitrogênio, potássio e fósforo.
Um solo “pobre”, ou seja, com baixa concentração desses elementos, irá fazer com que as plantas ali se desenvolvam pouco, não atingindo grandes tamanhos ou não conseguindo atingir um estagio “adulto”.
Como no nosso planeta e sistema solar ainda não existam fontes infinitas (já que tudo é fruto de processos de determinada quantidade de matéria), esses nutrientes do solo são finitos. Um dia podem acabar caso não sejam alimentados de alguma maneira.
Normalmente, os solos são “alimentados” pela matéria que compõe os animais, plantas e serem vivos e minerais quando estes morrem - em caso de vivos – e se decompõem, liberando assim, suas moléculas para o solo.
Caso não tenhamos essa consciência, a consciência do uso , a consciencia da necessidade de ser “alimentado”, os nutrientes, essenciais para plantios e todo uso que damos ao solo irão sendo utilizados até o momento em que não existirão mais, tornando o solo “infértil”, “pobre” nos impedindo de produzir e utiliza-lo.
Acarretando inclusive problemas de cunho econômico, político e social, onde, sem poder produzir, um grupo de pessoas tem que migrar, inflando a bolha populacional em determinados centros urbanos.O que há de mais importante no solo para que possamos utilizá-lo são seus nutrientes.