História, perguntado por diego777, 1 ano atrás

por que são paulo e minas gerais tinham tanto poder?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucyfreitash
51
Conhecida como "política do café com leite" o arranjo politico que vigorou no período da República Velha, envolvendo as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais e o governo central no sentindo de monitorizar o processo de sucessão, para que somente políticos desses dois estados fossem levados ao poder da presidência de modo alternativo. Assim, sairia um chefe de estado do meio paulista, ora do mineiro. Por esses motivos São Paulo e Minas Gerais tinham poder.
Respondido por MayaraVAssis
19

São Paulo e Minas Gerais tiveram grande crescimento na República Velha do Brasil.

Isso porque esses estados possuíam o poder de produtos que traziam bons lucros com base na exportação e importação. No caso de Minas Gerais, o leite era o principal alimento, sendo base de emprego para muitas pessoas, aumentando assim, o crescimento econômico do estado.

Já em São Paulo, o café era o alimento que predominava também sendo elemento de exportação que ofertava emprego à milhares de pessoas.

Além desse fato, ambos os estados também tinham forte poder de influência político sendo berços do Partido Republicano Paulista e Partido Republicano Mineiro, que uniram forças e desenvolveram então a política Café com Leite que dominava o Brasil naquele momento.

Perguntas interessantes