Por que quando os órgãos como coração e Cérebro são danificadas por doenças ou acidentes a pessoa pode ter sequelas ou até mesmo morrer
Soluções para a tarefa
Resposta:
Causas frequentes de traumatismos cranianos incluem quedas, acidentes com veículos motorizados, agressões físicas e acidentes durante esportes ou atividades recreativas.
As pessoas com traumatismos cranianos menores poderão sofrer de dores de cabeça ou tonturas.
As pessoas com traumatismos cranianos mais graves poderão perder a consciência ou ter sintomas de disfunção cerebral.
É usada a tomografia computadorizada para verificar se existem traumatismos cranianos graves.
O tratamento de pessoas com traumatismos cranianos graves tem por objetivo garantir que o cérebro receba oxigênio suficiente e que a pressão no cérebro permaneça normal.
Os ossos do crânio, grandes e duros, ajudam a proteger o cérebro de lesões. Além disso, o cérebro está rodeado de camadas de tecido (meninges) que contêm líquido cefalorraquidiano e o protegem de traumatismos. Portanto, a maioria das colisões e danos na cabeça não lesiona o cérebro. Os traumatismos cranianos que não afetam o cérebro são considerados pouco graves.
Os traumatismos cranianos poderão causar lesões cerebrais (lesão cerebral traumática ou LCT).
Nos Estados Unidos, cerca de 50 a cada 10.000 pessoas sofrem um traumatismo craniano todos os anos. Em 2013, as LCTs contribuíram para
Cerca de 2,5 milhões das entradas nos pronto-socorros
Cerca de 282.000 pessoas sendo hospitalizadas
Cerca de 56.000 mortes
As LCTs contribuem para cerca de 30% de todas as mortes causadas por lesões de qualquer tipo. Cerca de 25% a 33% das pessoas nos Estados Unidos que sofrem de um traumatismo craniano grave morrem. Cerca de 5,3 milhões de pessoas possuem deficiências permanentes devido a traumatismos cranianos.
Os traumatismos cranianos incluem os seguintes:
Lesão do couro cabeludo
Fraturas do crânio
Concussões, muitas vezes relacionadas a esportes
Contusões e lacerações do cérebro
Acúmulo de sangue dentro do cérebro ou entre o cérebro e o crânio (hematoma intracraniano).
Danos aos neurônios por todo o cérebro (lesão axonal difusa)
Também poderá se desenvolver um sangramento entre as camadas que cobrem o cérebro (como uma hemorragia subaracnoidea).
O cérebro poderá não ser danificado mesmo quando as lesões externas são graves.
Causas
Causas comuns de traumatismo craniano são quedas (especialmente em idosos e crianças pequenas), acidentes com veículos motorizados, agressões físicas e acidentes durante a prática de esportes ou atividades recreativas. Acidentes no local de trabalho (por exemplo, durante a operação de maquinaria) e armas de fogo também causam traumatismos cranianos. Em 2013, a causa mais comum de traumatismo craniano foram as quedas.
Frequentemente, as lesões são causadas por um impacto direto. Contudo, o cérebro pode ser danificado mesmo que a cabeça não tenha sido atingida. Por exemplo, sacudidelas violentas ou desaceleração súbita podem danificar o cérebro mole quando este colide com o crânio rígido. Nesses casos, poderão não existir quaisquer lesões visíveis na cabeça.
Sintomas
Traumatismo craniano pouco grave
Poderá surgir uma protuberância na cabeça. Se houver uma ferida no couro cabeludo, o sangramento pode ser abundante, visto que este tem muitos vasos sanguíneos perto da superfície da pele. Por isso, uma ferida no couro cabeludo pode parecer mais séria do que realmente é.
Você sabia que...
Como o couro cabeludo tem muitos vasos sanguíneos, uma lesão nele poderá causar hemorragia abundante, mesmo que a lesão não seja séria.
Os sintomas comuns de traumatismos cranianos menores poderão incluir dor de cabeça e uma sensação de rotação ou de desmaio iminente. Algumas pessoas também apresentam confusão leve, náusea e, com mais frequência nas crianças, vômitos. As crianças pequenas poderão simplesmente se tornar irritáveis.
Uma concussão é uma alteração breve e temporária no funcionamento mental sem danos na estrutura do cérebro. Frequentemente, as pessoas perdem a consciência brevemente (geralmente alguns minutos ou menos), mas elas poderão simplesmente ficar confusas ou ser incapazes de se recordar de eventos e experiências (amnésia) que ocorreram pouco tempo antes ou logo após a lesão.
Durante algum tempo após uma concussão, as pessoas poderão apresentar dor de cabeça, tontura, fadiga, memória fraca, incapacidade de se concentrar, dificuldade para dormir, dificuldade para pensar, irritabilidade, depressão e ansiedade. Estes sintomas são conhecidos como síndrome pós-concussional.
Traumatismo craniano grave
As pessoas poderão sofrer de alguns dos mesmos sintomas que ocorrem com os traumatismos cranianos pouco graves. Alguns dos sintomas, tais como a dor de cabeça, poderão ser mais graves.
Explicação: