Geografia, perguntado por kemillyluana839, 9 meses atrás

Por que Porto Rico é considerado um país sem autonomia​

Soluções para a tarefa

Respondido por vilela2108
4

Resposta:

Por causa do forte intervencionismo norte-americano naquele país.

Explicação:

Em novembro de 1897, o próprio governo espanhol(Que até o momento intervia diretamente em Porto Rico) abriu caminho para uma independência relativa de Porto Rico ao oficializar a chamada Carta Autonômica. Por meio desse documento, o comércio com outras nações foi definitivamente liberado. No entanto, o governo espanhol assegurava alguns direitos que limitavam essa independência concedida. Dessa forma, grupos favoráveis à independência definitiva acionaram o apoio dos norte-americanos para que o domínio espanhol fosse extinto.

A partir desse momento, a independência de Porto Rico seria sustentada à custa da intervenção política e econômica dos Estados Unidos. Até as primeiras décadas do século XX, a nação porto-riquenha partilhou a mesma bandeira e moeda dos Estados Unidos. Na década de 1950, a ação intervencionista norte-americana foi respondida com uma revolta popular conhecida como o “Grito de Jayuya”. Por meio de pesada e violenta ação militar, os Estados Unidos evitaram que o levante se propagasse.

Considerado um “Estado Livre Associado” aos Estados Unidos, muitos porto-riquenhos acreditam que a autonomia do país esteja incompleta. Entretanto, vários plebiscitos realizados aprovaram a manutenção dessa condição política singular. Com isso, fica difícil formalizar a ideia de que os Estados Unidos ajam como cerceadores da liberdade naquele país. No ano de 2003, autoridades políticas dos EUA assumiram a existência de uma condição colonial em Porto Rico.

Vez após vez, o fim da condição de “Estado Livre Associado” e a ideia de criar uma república independente ganharam força entre a população. No ano de 2003, os Estados Unidos viram-se obrigados a desativar uma base militar na cidade de Vieques, após uma bomba lançada de um posto de observação matar um civil. Já em 2005, membros do FBI descobriram o esconderijo do líder revolucionário Filiberto Ojeda. Durante a troca de tiros, ele acabou sendo morto pelos agentes norte-americanos.

Mediante o quadro exposto, vemos que Porto Rico ainda vive uma situação política extremamente contraditória. Uma parte da população acredita que a proximidade com os Estados Unidos oferece um tipo de salvaguarda à condição política e econômica do país. Por outro lado, as ações incisivas dos EUA e a demanda por autonomia plena incitam outros a defenderem uma ruptura definitiva.

OBS: Coloquei o texto completo pra ficar mais explicado...

Espero ter ajudado!!

Perguntas interessantes