Filosofia, perguntado por lisboaj485, 10 meses atrás

Por que podemos dizer que a filosofia de David Hume é oposta ao racionalismo cartesiano (do filósofo Descartes)?

Soluções para a tarefa

Respondido por jaci0937
1

Resposta:

René Descartes (1596-1650) nasceu na França e faleceu na Suécia, considerado o pai da filosofia moderna, destacou-se como o primeiro grande representante do Racionalismo, seguido então por Leibaniz. Já David Hume (1711-1776), nasceu e faleceu na Escócia, foi um dos mais célebres filósofos da Época Moderna, fundador da escola cética ou agnóstica, admirado por muitos amigos, inclusive membros da igreja. Como Descartes, Hume possuía muitos seguidores, dentre os quais se destacou Locke.

Respondido por arthurschena33
6

Na real, eles são de correntes filosóficas opostas:

Descartes era racionalista, o conhecimento provém da razão. Para ele, assim como para Platão, os sentidos são enganosos, e não podemos confiar em quem já nos enganou uma vez. Por isso, através da dúvida metódica, ele propõe tornar o conhecimento algo indubitável, livre de dúvidas. Sintetizando, você pega uma teoria, e duvida de tudo. A partir do momento que você não tem mais como duvidar daquilo, esse é o conhecimento verdadeiro para Descartes.

Hume era empirista, o conhecimento provém da experiência. Pegando a perspectiva de John Locke que também é empirista, para eles quando nascemos, somos uma tábula rasa, uma espécie de folha em branco, a partir disso, vamos construindo nossos conhecimentos por meio da experiência, pelos sentidos... Contrariando Descartes, que dizia que o conhecimento poderia existir antes da experiência (ideias inatas), aquelas ideias que já nascem com você.

Perguntas interessantes