Por que podemos afirmar que as eleições presidenciais de 1989 tiveram participação determinante da mídia como fonte de propaganda? Nas eleições atuais, acontece algo similar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Collor utilizou com eficácia o espaço da mídia a ele cedido, com boa aparência, um discurso carismático e o apoio financeiro do empresariado brasileiro garantiu a vitória. Sim, acontece.
Nas eleições presidenciais de 1989, disputaram o segundo turno dois projetos ideológicos distintos, um deles trabalhista, mais próximo do ideário socialista, e outro neoliberal, mais próximo das práticas capitalistas do período.
Na época os principais órgãos de mídia defendiam o projeto neoliberal, representando por Fernando Collor de Mello, como o mais adequado para o Brasil, usando os seus telejornais para difundir as notícias de modo que Collor parece o homem mais adequado para o trabalho, coisa que ainda acontece nos dias atuais, mas com menos influência que na década de 1980, pois a audiência das emissoras sozinhas não é mais a mesma que era antes.