Filosofia, perguntado por rejebilyhelo, 1 ano atrás

Por que Platão usa a figura da Quimera para retratar o tirano?

Soluções para a tarefa

Respondido por galdino42
3
Para Platão, o maior exemplo de uma pessoa injusta mas que parece a mais feliz é o tirano, pois ele é supostamente capaz de realizar todos seus desejos através da força. E a tirania seria uma espécie de governo onde a liberdade de se fazer o que quiser é levada ao extremo.

No entanto, o indivíduo tirânico (ou o governante tirânico de uma sociedade) não é realmente feliz, como argumenta Sócrates no diálogo "A República" de Platão, pois ele mesmo seria um escravo de seus desejos, incapaz de ser feliz. Platão acreditava que a felicidade aumentava conforme uma pessoa era mais justa. 

A figura da quimera é usada para explicar a alma de uma pessoa injusta. Platão a usa (assim como outras) para propor a imagem de uma criatura monstruosa, que combina várias formas em um corpo só, mas que parece humana para quem vê. 

Dizer que a injustiça é vantajosa seria como não perceber o monstro por trás dessa aparência humana. O homem justo, para Platão, não alimentaria esse monstro, mas faria seu lado mais humano dominar o resto, seu lado mais racional e próximo do que é divino. 

Platão enxergava a alma humana como dividida em partes, e pensava que a parte racional deveria governar as outras para que a pessoa fosse justa, boa e correta. O tirano seria a pessoa que deixa seus monstros interiores governarem, apesar da aparência humana. Ele seria incapaz de ser justo e sua felicidade seria só uma aparência também, pois ele seria o mais infeliz de todos.
Perguntas interessantes