Por que para Thomas Hobbes só há uma coisa pior do que o Estado, a sua ausência?
Soluções para a tarefa
Vamos por partes para entender a concepção de Thomas Hobbes a respeito do Estado e dos efeitos que sua ausência causaria ao homem.
- Quem foi Thomas Hobbes?
Nascido na Inglaterra, foi (além de matemático) teórico político e filósofo. Em uma de suas obras, Leviatã, Hobbes expôs seu ponto de vista a respeito da natureza humana e da importância do Estado.
- O estado de natureza
Uma frase famosa de Thomas Hobbes que pode resumir esse assunto é "o homem é o lobo do homem". No estado de natureza proposto pelo filósofo, os humanos podem todas as coisas e utilizam-se de todos os meios possíveis para atingi-las. Para Hobbes, os homens são maus por natureza e possuem um poder de violência ilimitado. Seria impossível estabelecer acordos nessas condições, uma vez que o que valeria apenas seriam as palavras, e todos desconfiariam uns dos outros e sentiriam-se ameaçados.
- A importância do Estado
Segundo a filosofia de Hobbes, o Estado tira o homem de sua condição natural de guerra. Se não for instituído um poder considerável que garanta sua segurança, o homem confiará apenas em sua força e capacidade para proteger-se dos outros. É necessária a existência de um poder que seja capaz de manter o respeito mútuo. Sendo assim, pode-se resumir esse pensamento afirmando que, para Hobbes, o Estado deveria ser a instituição fundamental para regular as relações humanas.
» A filosofia: https://brainly.com.br/tarefa/5370002
» O Leviatã: https://brainly.com.br/tarefa/9287617