Filosofia, perguntado por AriellyEduarda, 1 ano atrás

por que, para aristoteles, a comunidade política é natural

Soluções para a tarefa

Respondido por Lisaasilva
195
A comunidade política forma-se de forma natural pela própria tendência que as pessoas têm de se agruparem. E ninguém pode ter garantido seu próprio bem sem a família e sem alguma forma de governo. Para Aristóteles os indivíduos não se associam somente para viver, mas para viver bem. Dos agrupamentos das famílias formam-se as aldeias, do agrupamento das aldeias forma a cidade, cuja finalidade é a virtude dos seus cidadãos para o bem comum. A cidade aristotélica deve ser composta por diversas classes, mas quem entrará na categoria de cidadãos livres que podem ser virtuosos são somente três classes superiores: os guerreiros, os magistrados e os sacerdotes. Aristóteles aceita a escravidão e considera a mesma desejável para os que são escravos por natureza. Estes são os incapazes de governar a si mesmo, e, portanto, devem ser governados. Segundo Aristóteles, um cidadão é alguém politicamente ativo e participante da coisa pública. Segundo Aristóteles, sem um mínimo de ócio não se pode ser cidadão.

AriellyEduarda: Queria uma coisa mais resumida, mas obrigada msm assim ^^
rafaelasoba: O homem é um animal social e político por natureza. E, se o homem é um animal político, significa que tem necessidade natural de conviver em sociedade, de promover o bem comum e a felicidade.
rafaelasoba: Aristóteles pensou também sobre a origem e a fidelidade da comunidade politica. Segundo ele, a cidade tem uma origem ‘’natural’’. Ele definiu o ser humano como um ‘’animal político’’: como as abelhas, formigas, e outros animais que vivem juntos, os humanos vivem em grupos, mas se diferenciam porque compartilham a vida por meio da linguagem.
Perguntas interessantes