Física, perguntado por JoanaToledo, 1 ano atrás

Por que os trilhos da malha ferroviária não são contínuos, mas tem intervalos com espaçamento entra eles?

Soluções para a tarefa

Respondido por brunosousasilva
212
Os trilhos possuem um determinado espaçamento entre suas secções (extremidades), pois é necessário para compensar a dilatação sofrida pelo trilho. Ou seja, quando o trilho é submetido a uma alta temperatura, seu comprimento aumenta (dilata), se não haver o espaçamento entre eles, poderá ocorrer o desalinhamento ou aparecimento de trincas entre os ladrilhos.

Espero ter ajudado !
Respondido por faguiarsantos
9

Os trilhos da malha ferroviária possuem intervalos com espaçamento entre eles em razão da dilatação térmica que os trilhos podem sofrer ao longo do dia.

Quando variamos a temperatura de um corpo, variamos também o grau de agitação de suas moléculas, o que causa uma variação em seu volume.

A dilatação linear é aquela em que se considera a variação de volume em apenas uma dimensão. Podemos calculá-la por meio da equação abaixo-

ΔL = Lo·α·ΔT

Onde,

ΔL = Variação do comprimento

Lo = Comprimento inicial

α = Coeficiente de dilatação linear

ΔT = Variação de temperatura

Os trilhos da malha ferroviária são submetidos a uma variação de temperatura considerável.  O espaçamento entre os trilhos deve considerar a possível dilatação que os mesmos podem sofrer em razão dessa variação de temperatura.

Se esse espaçamento não existisse, os trilhos seriam danificados.

Leia mais,

https://brainly.com.br/tarefa/20561041

Anexos:
Perguntas interessantes