Informática, perguntado por aninhabananaramos, 11 meses atrás

Por que os softwares atuais foram divididos em camadas ? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por ricardotarzan
0

Resposta:

O Sistema Operacional em Camadas é um termo oriundo dos estudos referentes a sistemas operacionais, que designa os modelos de sistemas operacionais montados sobre uma hierarquia de camadas.

É organização o sistema operacional em camadas, construídas uma sobre a outra. O primeiro sistema construído dessa maneira foi o sistema criado no Technische Hogeschool Eindhoven, na Holanda, por E. W. Dijkstra (1968) e seus alunos. O sistema THE era um sistema de lote simples para um computador holandês, o Electrologica X8, que tinha 32K de palavras de 27 bits (bits eram caros naquela época).

O sistema tinha seis camadas. A camada 0 (zero) lidava com alocação do processador , alternando entre processos quando ocorriam interrupções ou quando os temporizadores expiravam. Acima da camada 0 (zero), o sistema consistia em processos sequenciais, cada um dos quais podia ser programado sem ser necessário preocupar-se com o fato de que múltiplos processos estavam executando em um único processador. Em outras palavras, a camada 0 (zero) proporcionava a multiprogramação básica da CPU.

A camada 1 fazia o gerenciamento da memória. Ela alocava espaço para os processos da memória principal e em um tambor (Antigo meio magnético de armazenamento de dados) com 512K de palavras utilizado para armazenar partes do processo (páginas) para os quais não havia lugar na memória principal. Acima da camada 1, os processos não tinha que se preocupar com o fato de eles estarem em memória ou no tambor, o software da camada 1 cuidava de assegurar que as páginas fossem levadas para a memória sempre que fossem necessárias.

Já a camada 2 fazia a comunicação entre o console do operador e cada processo.

A camada 3 gerenciava dispositivos de entrada e saída.

A camada 4 localizavam-se os programas de usuários.

Explicação:

Perguntas interessantes