História, perguntado por Willisanta, 1 ano atrás

Por que os setores conservadores da sociedade não queriam João Goulart no poder

Soluções para a tarefa

Respondido por xkroton
48
Porque João Goulart era de esquerda, ou seja, ele queria defender os interesses da massa e a direita não queria isso. Por isso houve a derrubada de Goulart.
Respondido por Emiiily1
9
Não era o povo que não queria Jango no poder e sim os Estados Unidos. Com medo de perder influência em países próximos, o governo estadunidense começou a financiar ditaduras militares nas Américas Central e do Sul. A desconfiança com uma certa "comunização" do Brasil começou no governo de Jânio Quadros, que ensaiou uma aproximação com a China, e piorou no governo de João Goulart, que anunciara um projeto radical de reforma agrária enxergado por setores conservadores da sociedade como uma tentativa de estimular uma espécie de "socialismo camponês" nos moldes de Mao Tsé-Tung.

O empresariado de tendência extrema direita e setores mais conservadores da igreja católica se uniram e organizaram movimentos de manipulação da consciência do zé povinho, o que acabou resultando em manifestações ridículas, como a asquerosa passeata denominada como "Marcha da Família com Deus pela Liberdade". Coisas como essa passavam a falsa impressão de que todo o povo estava contra Jango. Isso abriu espaço para que os militares, financiados e com apoio logístico do governo estadunidense, tomassem o poder através de um golpe.
Perguntas interessantes