Biologia, perguntado por luizcardoso199, 1 ano atrás

por que os seres areobicos necessitam de oxigenio?

Soluções para a tarefa

Respondido por nasthergale
5
Os seres areobicos ncessitam do oxigênio e retiram-no diretamente do ar, utilizando-o na oxidação de determinados compostos químicos para a obtenção da energia necessária às suas atividades vitais
Respondido por Lorena1Kimberlly
1
Resunminho.....
As formas de vida, com relação ao oxigênio, podem ser de dois tipos: aeróbia e anaeróbia. 
a) Vida aeróbia - Os seres necessitam do oxigênio e retiram-no diretamente do ar, utilizando-o na oxidação de determinados compostos químicos para a obtenção da energia necessária às suas atividades vitais. 
Nos seres superiores, o oxigênio é utilizado para a oxidação dos glicídios ou hidratos de carbono; é o caso, por exemplo, da glicose, que, por exidação, fornece gás carbônico, água e energia. 
Nos seres inferiores, a energia é obtida através da oxidação de substâncias inorgânicas. Podem ser citadas como exemplos: as nitrobactérias, que obtêm energia pela nitrificação do solo; as sulfobactérias, que obtêm energia pela oxidação do ácido sulfídrico; e as ferrobactérias, que transformam os compostos ferrosos em compostos férricos, também obtendo energia. 
b) Vida anaeróbia - Os seres vivem em completa ausência de oxigênio, buscando a energia de que necessitam através das fermentações. Estas fermentações se caracterizam pelo desdobramento dos glicídios em deversos compostos, sob o controle de enzimas com produção de energia. Cita-se como exemplo, o fungo Saccharomyces cerevisae (lêvedo de cerveja), que transforma a glicose em álcool etílico e gás carbônico, com produção de energia. 
Os seres anaeróbios podem ser de dois tipos: estritos e facultativos. 
Os anaeróbios estritos não utilizam de forma alguma o oxigênio do ar, intoxicando-se em sua presença. Como exemplos, podem ser citados o Clostridium tetani (tétano) e o Clostridium perfringens (gangrena gasosa). 
Os anaeróbios facultativos vivem indiferentemente em meios com oxigênio livre ou sem oxigênio. É o caso, por exemplo, do Saccharomyces cerevisae e do Streptococcus pyogene. 
Além dos seres aeróbios e anaeróbios, existem ainda os seres microaerófilos, que só crescem em presença de um fraco teor de oxigênio livre, como é o caso do Bacilus abortus.
Perguntas interessantes