Biologia, perguntado por cabeçaridriguez, 1 ano atrás

por que os ribossomos são independentes são indisponíveis nas células?

Soluções para a tarefa

Respondido por Ri0705
0

Os ribossomos são organelas encontradas em todos os tipos celulares. Trata-se de pequenas partículas, sem membrana, compostas de RNA ribossômico e proteínas. Cada ribossomo é composto por duas subunidades de tamanhos desiguais que são chamadas de maior e menor. Quando analisamos as duas subunidades juntas, verifica-se a presença de mais de 80 proteínas na sua composição.

Os ribossomos possuem cerca de 20 a 30 nm de diâmetro, sendo maiores e mais complexos em células eucarióticas do que em procarióticas. Os organismos que possuem os maiores ribossomos são os mamíferos.

Nas células eucarióticas, a maior parte do RNA ribossômico é formada no nucléolo. As proteínas são produzidas no citoplasma e migram em direção ao núcleo, onde entram pelos poros existentes na membrana nuclear. No nucléolo ocorre a formação de subunidades que migram separadamente para o citoplasma, onde se unem para formar o ribossomo e realizar suas atividades.

Os ribossomos atuam na célula realizando a síntese de proteínas. Eles podem ser encontrados no interior de cloroplastos e mitocôndrias, livres no citoplasma, realizando síntese de proteínas que serão ali utilizadas ou então podem estar associados ao retículo endoplásmatico, formando o retículo endoplasmático rugoso. Nesse último caso, as proteínas por eles produzidas são transportadas para o meio extracelular.

No citoplasma da célula, é possível observar que, muitas vezes, os ribossomos livres formam grupos unidos por moléculas de RNA mensageiro. Esse grupo de ribossomos, que atua na realização da síntese proteica, é conhecido como polirribossomos ou polissomos.


Perguntas interessantes