Por que os refugiados ambientais fogem?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
valer pensa na xenofobia por eles sofrida, em alguns paises protecionista eles não recebe secessão do estado... por seus direitos básico cabíveis perante a lei não sere cumprindo... por diverso fatores
Respondido por
2
Hoje, ouvimos o uso de muitas expressões, em parti- cular “refugiado ambiental”, “refugiados climáticos”, “re- fugiados ecológicos” ou, ainda, “migrantes ambientais”. Observa-se um frenético debate entre aqueles que acredi- tam que há milhões e que vai haver centenas de milhões, talvez até 1 bilhão, de refugiados ambientais nos próxi- mos anos, e aqueles que dizem que esse conceito é ficção e que isso não existe1.
A questão dos refugiados não é recente no mundo. O que é novo é o aparecimento de refugiados que saem de seus países por motivos outros que não só perseguições. Calcula-se que milhões de pessoas deixaram seus lares em função de secas, desertificação, erosão do solo, acidentes industriais e outras causas ambientais. A mudança climá- tica, induzida principalmente pelo padrão de consumo e produção industrial impostos pelos países desenvolvi- dos e pelos países industrializados, acelerou muitos des- ses processos naturais e trouxe consigo novos problemas. Observa-se que, nos últimos anos, os desastres naturais produziram mais refugiados que as guerras e os conflitos, e o aquecimento global, causado pela ação do homem, é
um dos principais causadores dos problemas ambientais hoje no mundo, ainda que não seja o único.
Nesse contexto, o problema ético surge no conflito entre a individualidade do sujeito refugiado ambiental e os protocolos definidos pelo sistema. Torna-se relevante examinar os efeitos globais do tema, as contradições, am- biguidades, interesses estratégicos; enfim, as complexida- des da realidade político-estratégica das instituições, dos regimes e dos governos, que em muitos momentos não permitem prestar um atendimento mais humanizado.
Uma questão que deve ser nomeada é que não existe uma definição consensual, uma definição adotada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) sobre o que é um refugiado ambiental. A Organização Internacional das Migrações (OIM) adota a seguinte definição de re- fugiados ambientais: “pessoas ou grupo de pessoas que, devido a alterações repentinas ou progressivas no meio ambiente, foram adversamente afetadas em suas vidas e, devido às condições que se encontram, decidem ou são obrigadas a deixar as suas casas”2.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás