Por que os portugueses fundaram fortalezas no Norte e Nordeste, especialmente a partir do fim do século XVI?
Soluções para a tarefa
Antes do descobrimento, o indígena americano, nômade e errante, vagava pelo litoral e florestas do Brasil. Ele pertencia às grande nações dos Tupis, Gês, Nu-Aruaks e Caraíbas.
Em 1500, com a chegada de Pedro Álvares Cabral trazendo os primeiros colonizadores, o Nordeste foi a primeira região do País a ser ocupada pelos portugueses, assim como sua costa foi também a primeira área a ser explorada. Os interesses de Portugal, no sentido de explorar os recursos naturais brasileiros, fizeram com que o território fosse dividido, então, em capitanias e sesmarias. O povoamento se iniciou no século XVI, com a colonização do litoral e as "entradas" e migrações pastorís para os sertões.
A riqueza e a abundância dos recursos naturais da colônia atraíram, ainda, piratas e aventureiros de outros países da Europa, tais como franceses, holandeses e ingleses.
Os diversos fortes construídos pelo Brasil tinham como necessidade a ocupação e defesa do solo da América portuguesa, além de combater o contrabando.
Fortalezas brasileiras
Inicialmente, os fortes foram utilizados como defesa do território pelos portugueses, que sofreram diversas tentativas de ocupação por outras nações.
Para combater os contrabandistas estrangeiros — principalmente ingleses, irlandeses, holandeses e franceses — diversos fortes na região Norte e Nordeste foram construídos, principalmente para proteger as drogas do sertão, especiarias extremamente valiosas na época e comuns em solo brasileiro.
O estabelecimento de fortificações na Amazônia está relacionado ao processo de conquista e desenvolvimento econômico da região, bem como a uma maior soberania fronteiriça e aos direitos de navegação da bacia amazônica.
Para mais informações sobre o Forte do Castelo de Belém, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/51556072
#SPJ2