Por que os portugueses deixaram a terra encontrada e seguiram viagem para calicute
Soluções para a tarefa
Resposta:
Depois de dez dias na “ilha de Vera Cruz”, a armada de Pedro Álvares Cabral levantou velas rumo ao sul e dali seguiu em direção ao seu objetivo principal: atingir Calicute, nas Índias, onde dois anos antes Vasco da Gama aportara. A viagem durou quinze meses, foi cheia de surpresas, dificuldades, perdas e, pior, fez Cabral cair no ostracismo e nunca mais voltar a navegar.
Junto foram enviadas cartas de Cabral e dos outros capitães, dos escrivães incluindo Pero Vaz de Caminha (que não era o escrivão oficial da expedição), religiosos, fidalgos e as mensagens enviadas pelos soldados e marujos a seus familiares.
De toda essa documentação só restaram a Relação do Piloto Anônimo e as cartas de Mestre João Faras e de Pero Vaz de Caminha. Todo o restante desapareceu no grande incêndio que se alastrou por Lisboa em 1580 ou no terremoto seguido de incêndio de 1755.
Na “ilha de Vera Cruz” ficaram, ainda, dois degredados – Afonso Ribeiro e João de Thomar – além de dois ou cinco grumetes que desertaram da nau capitânia. Os degredados permaneceram vinte meses na terra tendo sido resgatados na expedição de Gonçalo Coelho, em 1501-1502. No regresso a Portugal, os dois tiveram que dar um depoimento minucioso sobre o que viram durante os quase dois anos que permaneceram no que hoje é o sul da Bahia.