Por que os poríferos são considerados os animais invertebrados mais simples ?
Soluções para a tarefa
Porque os poríferos tem estruturas tão diferente das que entendemos como pertencentes a um animal que por muito tempo cientistas consideravam-nos uma planta.
Poríferos são necessariamente fixos, não tem tecidos verdadeiros (tecido é formado por uniões de células que desempenham a mesma função e tem mesma origem embrionária). Por não terem tecidos, não formam órgãos nem sistemas como um sistema nervoso. Eles se alimentam por filtração, suas células trabalham praticamente cada uma por si e "bombeiam" agua para dentro da cavidade e se filtram as partículas de alimento que sobrou dos outros animais.
Um Polvo, por exemplo, animal também aquático e invertebrado, tem sistemas complexos, uma memória incrível e capacidade de resolver problemas difíceis para qualquer animal. Comparando com a esponja-do-mar, que não tem nem sistema nervoso, a esponja vira o animal mais simples.
Agora, os poríferos sobreviveram todo esse tempo sem sofrer com extinção porque a simplicidade do organismo também traz uma grande capacidade de regeneração. Poríferos de agua doce por exemplo, em épocas de seca, conseguem deixar um "clone" adormecido até a seca acabar e quando a agua volta ele nasce novamente. Apesar da simplicidade são animais incríveis!