Biologia, perguntado por JuhGarciaSantos, 1 ano atrás

Por que os poríferos são considerados os animais invertebrados mais simples?

Soluções para a tarefa

Respondido por Alinne573
2

Por que se desenvolvimento embrionário cessa na fase de blástula. Além disso possui apenas um folheto embrionário. Já os cnidários são seres com dois folhetos embrionários (ectoderma e endoderma). Cada filo que estudado a complexidade aumenta. O filo Chordata (nós humanos) possue 3 folhetos embrionários e passamos por todas as fases de desenvolvimento embrionário (ovo, segmentação holoblástica igual, mórula, blástulação, gástrulação e neurulação).


JuhGarciaSantos: Obrigadaa
Alinne573: Nadaa ❤️
Respondido por thithipaivapa4j5m
2
Porque são os únicos animais que não possuem tecidos, órgãos e sistemas. 
Para sobreviver, os poríferos dependem da circulação da água, que trará alimento e gás oxigênio, e levará embora o que os poríferos não necessitam. Por isso o corpo deles é cheio de poros, para que ocorra a circulação da água. 
Apesar de não apresentarem sistemas, os poríferos possuem os dois tipos de reprodução: 
- assexuada, por brotamento (formam novas esponjas, mas geneticamente idênticas, e próximas da esponja original) 
- sexuada, por fecundação (formam novas esponjas, com variabilidade genética porque resultam da combinação genética de outras duas esponjas). Na reprodução sexuada, células do interior da esponja se diferenciam em gametas, sendo que o gameta feminino permanece no interior da esponja e o gameta masculino é eliminado e sai com a água que circulante. Se o gameta masculino entrar pelos poros de outra esponja e lá houver um gameta feminino, ocorrerá a fecundação e será formada uma larva, eliminada com a água. A larva é a única fase em que a esponja é móvel. Encontrando um substrato favorável para o desenvolvimento, a larve se fixa e dá origem a uma nova esponja.

JuhGarciaSantos: Obrigadaaa
thithipaivapa4j5m: É nois
Perguntas interessantes