História, perguntado por Giuleraa, 1 ano atrás

por que os pesquisadores contemporâneos associam os hábitos calvinistas ao fortalecimento do capitalismo no início da idade moderna?

Soluções para a tarefa

Respondido por VanessaSantos08
5
Porque a doutrina Calvinista pregava a valorização do trabalho, que é a sustentação do capitalismo (o trabalho dos assalariados).
Respondido por AMKResponde
1
Esse ponto de vista está relacionado a um importante sociólogo denominado Max Weber.
Weber em seu livro A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo relaciona a grande prosperidade de países como E.U.A, Holanda e principalmente Inglaterra e Alemanha  à religião desses países, predominantemente calvinista.
De forma resumida, o calvinismo prega que todos os indivíduos que irão para o céu já foram previamente selecionados e que uma forma de saber se você foi ou não escolhido era justamente a prosperidade no comercio. No calvinismo é proibido o ócio e gastos que não resultem em um retorno satisfatório, em outras palavras, você não poderia gastar o dinheiro mas sim investir e ganhar cada vez mais. Na análise do Weber a religião católica por condenar o lucro impedia o desenvolvimento de uma economia forte.  O Calvinismo, ainda de acordo com Weber, tem a vantagem de ser racional e incentivar o protagonismo social enquanto o catolicismo impede esse protagonismo. É por isso que SEGUNDO WEBER os países com orientação protestante se deram melhor que os de orientação católica, pois a riqueza não é condenada, ela é uma recompensa pelo esforço e disciplina...

Perguntas interessantes