por que os pés de um equinodermo não são equivalente das pernas de um artrópode
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os pés de um equinordemo tem diversas funções, locomoção, respiração, digestão, dentre outros, sendo um sistema muito complexo, recebendo o nome de sistema ambulacral.
Enquanto as pernas de um artrópode só tem a função de locomoção em si e tem articulações.
Resposta: Piolhos, Borboletas, Camarões e as Aranhas e Escorpiões são todos animais que fazem parte dos Artrópodes. Uma das características comuns a eles é do exoesqueleto. Já os Equinodermos são animais que têm ‘pele com espinhos’, como o Ouriço do Mar e a Estrela do Mar.
explicação
Os artrópodes possuem exoesqueleto, que é a camada externa do tegumento (cutícula não celular + epiderme). A cutícula é secretada pela epiderme e é composta por quitina, resilina e artropodina. A cutícula é dividida em placas separadas, permitindo a movimentação do animal.
Nos crustáceos, ocorre deposição de carbonato de cálcioe fosfato de cálcio na formação do exoesqueleto. Normalmente a cutícula é dotada de poros (canais) por onde passam secreções glandulares. A rigidez do exoesqueleto impede o crescimento do animal, assim, para possibilitar o aumento do corpo ocorrem mudas ou ecdises.
Uma nova cutícula é secretada enquanto o animal cresce e a antiga se rompe e desprende do corpo do animal. O tempo entre as mudas é chamado de instars e é bastante variável, podendo ter um número definido, como no caso de insetos e aracnídeos ou ocorrer por toda a vida como no caso de alguns crustáceos. A muda é controlada por um hormônio chamado ecdisona.