História, perguntado por anaamores472, 3 meses atrás

Por que os pensadores Owen, Fourier e Saint-Simon foram chamados de socialistas utópicos por Marx e Engels? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por analecv
2

Resposta:

Esses pensadores foram uns dos primeiros formuladores do pensamento socialista, que viveram no início de século XIX, e que receberam o rótulo de utópico" como um termo negativo por seus opositores marxistas (os quais, por oposição, se autodenominavam socialistas "científicos"), a fim de implicar ingenuidade e destituir suas ideias como fantasiosas ou irrealistas.

Explicação:

Saint-Simon (1760-1825), teorizou a divisão da sociedade entre “produtores” e ”ociosos”. Nesse aspecto, ele acreditava que a sociedade deveria ser composta por uma maioria de produtores capazes de gerar riquezas. Segundo Saint-Simon, as empresas capitalistas poderiam existir desde que assumissem várias responsabilidades sociais para com a classe trabalhadora.

Um pouco mais tarde, o francês Charles Fourier (1772-1837) apontou que as relações econômicas deveriam se organizar em instituições fundadas por princípios de associação e cooperativismo. Dessa forma, idealizou a concepção de comunidades produtivas, compostas por aproximadamente 1800 trabalhadores, chamadas de falanstérios. Ao longo de sua vida, Fourier nunca conseguira o apoio de empresários e investidores simpáticos ao seu modelo econômico.

Robert Owen (1771-1858) pode ser visto como um dos mais atuantes pensadores do socialismo utópico. Na condição de administrador, teve a oportunidade de observar claramente as penosas condições às quais os trabalhadores eram submetidos. A partir dessa experiência, resolveu dedicar-se à criação de cooperativas que negassem o individualismo e a lógica egoísta das empresas capitalistas.

Perguntas interessantes