Por que os peixes palhaços não se "queimam" quando tocados pelos tentáculos da anêmona? As anêmonas são cnidários com tentáculos urticantes que são usados para caçar pequenas presas como peixes, moluscos e crustáceos. Os peixes palhaços, imortalizados em desenho anima- do como NEMO vivem entre os tentáculos das anêmonas sem sofrerem dano algum. Esses pei- xes desenvolveram uma estratégia para proteção. Dotados de um nado relativamente lento e cores chamativas, os peixes-palhaço (Amphiprion percula) atraem de longe a atenção dos predadores, como peixes grandes, raias e tubarões. Com isso, eles adquiriram uma estratégia evolutiva, sendo um sis- tema eficiente para se proteger dos agressores. Assim, eles produzem um muco protetor, que impe- de que as "células urticantes", os cnidoblastos, pe- netrem. Ao se esfregar lentamente nos tentáculos de uma anêmona, o muco desta passa a combinar- se com o seu e assim a anêmona não o reconhece como uma presa, e o peixe se protege de seus pre- dadores. Sobre a anatomia e fisiologia do Filo Cnidaria assi- nale a opção correta. a) Apresentam o mesmo sistema de defesa das esponjas. b) Não apresentam tecidos verdadeiros. c) O filo é caracterizado pelo parasitismo nos co- rais. d) Apresentam tubo digestivo completo. e) O sistema nervoso é do tipo difuso.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa A) é a correta.
As esponjas e os peixes palhaços vivem uma relação de mutualismo com as anêmonas, onde a anêmona não irá queimar o peixe palhaço e nem a esponja.
Os peixes palhaços não são como as minhocas, eles não possuem um sistema nervoso difuso, e mesmo se tivessem, esse não é o motivo de não se queimarem.
Basicamente as anêmonas não reconhecem os peixes palhaços como inimigos.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Biologia,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás