Por que os países que constituíam o Vice-Reino do Rio da Prata têm datas de independência diferentes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Vice Reino do Rio da Prata foi criado pela Espanha em 1776 para proteger seus territórios da América do Sul de invasões de ingleses e portugueses. Com a instituição do Vice-Reino foram nomeados vice-reis para administrarem mais de perto estes territórios que para o rei de Espanha ficava difícil pela distância. Os países que constituíam o Vice Reino do Rio da Prata eram:
Argentina, Paraguai, Uruguai e partes dos territórios onde atualmente estão Brasil e Bolívia. Sendo assim, a independência (ou dissolução) do Vice - Reino do Rio da Prata está diretamente ligada às causas que levaram à Declaração de Independência destes países. A independência destes países, por ordem cronológica e crescente:
1º) Paraguai - 14 de maio de 1811. A luta pela independência, iniciada em 1537 tem como causa a revolta pelo massacre aos indígenas habitantes da região, a luta pela exploração de água e ouro pelos espanhóis. Tendo como principal consequência a Guerra do Paraguai.
2º) Argentina - 09 de julho de 1816. A causa da independência foi a fragilidade da Espanha na invasão de Napoleão Bonaparte em 1807. A partir de 1810 começa o processo pela independência.
3º) Brasil - 07 de setembro de 1822. A volta de Dom João VI ao trono de Portugal, em 22 de abril de 1821, quando as tropas de Napoleão Bonaparte deixa Portugal. Fica no Brasil Dom Pedro I que no ano seguinte declara Independência do Brasil.
4º) Bolívia - 06 de agosto de 1825. A luta pela independência começa em 1809. Mas só consegue sua independência em 1825 por Simon Bolívar.
5º) Uruguai - 25 de agosto de 1825. Último país do Vice Reino- Reino da Prata a conseguir sua independência, cujo processo começa em Buenos Aires com a Revolução de 1810. Paraguai é convidada a participar e neste contexto inicia-se o seu processo de independência. Seu herói foi o General Artigas que falece em 1821 refugiado no Paraguai. Com isso o Uruguai passa a fazer parte do Brasil, criando a Província Cisplatina. Em 1825 os brasileiros são expulsos do Uruguai pelo líder Juan Antonio Lavallejo e é declarada sua independência.
Resposta:
Estes países - Argentina, Paraguai e Uruguai - tem datas de independência diferente pois assumiram identidades políticas diferentes e lutaram de forma diferente pela independência.
Um dos grandes problemas que os revolucionários bolivarianos encontraram após a independência em relação à Espanha foi a resistência das elites locais em criar territórios integrados, de modo que para algumas elites o contato com a Espanha era mais interessante, ou a ideia de manter-se independente - das outras colônias - também o era, de modo que a luta se organizou de formas diferentes, parcialmente isoladas em cada país.