Por que os países ocidentais, que assinaram o Tratado de Versalhes, apos a Primeira Guerra Mundial, não interromperam o desenvolvimento armamentista da Alemanha Nazista?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Tratado de Versalhes foi o mais famoso dos tratados de paz assinados após a Primeira Guerra Mundial. Nele, ingleses e franceses impuseram os termos da rendição alemã no dia 28 de junho de 1919 após longos meses de deliberações. Esse tratado foi entendido pelos historiadores como extremamente rígido e contribuiu para arrastar a Alemanha para uma crise econômica e política.
Acesse também: A história da trégua de Natal que marcou a Primeira Guerra
Primeira Guerra Mundial
O Tratado de Versalhes foi um de vários acordos de paz assinados após a Primeira Guerra Mundial. Esse conflito estendeu-se de 1914 a 1918 e resultou na morte de 10 milhões de pessoas, além de uma gigantesca destruição material nos países que se envolveram com nele.
A Primeira Guerra Mundial foi resultado de um mundo em transformação e causada por uma série de fatores bastante complexos, como as disputas econômicas travadas entre as grandes potências, as disputas territoriais (incluindo os interesses por colônias), o revanchismo por acontecimentos passados e os movimentos nacionalistas.
Em meio a esse cenário de tensão — conhecido como Paz Armada —, os países europeus começaram a investir na produção de armamentos e na formação de alianças militares. Dentro desse clima, era necessário apenas um estopim para que toda a animosidade represada fosse liberada, e isso acabou acontecendo em 28 de junho de 1914.
Nesse dia, o arquiduque e herdeiro do trono austríaco Francisco Ferdinando foi alvo de um atentado terrorista durante uma carreata nas ruas de Sarajevo. O atentado foi realizado por um estudante, Gavrilo Princip, membro de um movimento nacionalista local. As motivações que o levaram a assassinar o arquiduque e a sua esposa estão inseridas dentro do nacionalismo local e sua luta por emancipação em relação à Áustria-Hungria.
Esse atentado deu início a uma crise diplomática, uma vez que os austríacos foram exigir satisfação dos sérvios pelo ato. Essa tensão ficou conhecida como Crise de Julho e resultou na declaração de guerra da Áustria contra a Sérvia em 29 de julho de 1914. Isso desencadeou um efeito dominó que arrastou grande parte da Europa para o combate.
Os dois lados que lutaram na Primeira Guerra Mundial foram:
Tríplice Entente: Reino Unido, França, Rússia e Itália;
Potências Centrais: Império Alemão, Império Otomano, Império Austro-Húngaro.
Explicação: