por que os ovos que consumimos nao dao origem aos pintinhos
Soluções para a tarefa
Não, nem sempre. A galinha bota ovos com e sem pintinhos. Para crescer um pintinho dentro do ovo é preciso que ele tenha sido fecundado pelo galo e que tenha sido chocado pela galinha. Entendeu? Vou explicar melhor:
Fecundação é quando o espermatozoide encontra o óvulo, lá ele se desenvolve e o filhotinho é gerado. Nesse caso, o espermatozoide do galo encontra o óvulo da galinha que, depois, será o ovo como conhecemos. Quando a fecundação acontece, dizemos que o ovo foi galado.
Depois que a galinha bota o ovo, já fecundado, ele precisa ser chocado para que o pintinho cresça. O choco é o período em que a galinha fica no ninho deixando todos quentinhos. Isso acontece durante 21 dias, a mãe vai virando ovo por ovo para que recebam calor em todos os lados.
De maneira geral, o ovo é formado pela clara e pela gema, envoltas em uma membrana, e pela casca. A gema é cheinha de minerais e de gorduras para alimentar o pintinho. A clara fornece a energia que ele precisa para crescer. A casca e a membrana, que é como uma pele bem fininha, têm furinhos muito pequenos por onde entra o oxigênio e sai o vapor de água liberado durante o desenvolvimento.
Para nascer, o pintinho empurra a cabeça rompendo a membrana. Lá ele encontra um espaço com ar ainda dentro do ovo. Esse ar é muito importante para o filhotinho respirar enquanto procura a saída. Para ajudá-lo a quebrar a casca, existe uma estrutura na ponta do bico, como um dentinho. Com algumas batidas ele consegue quebrar o ovo e nascer.
Se o ovo não for galado, não terá um pintinho dentro, mas os nutrientes ainda estarão lá. Normalmente, os ovos comprados em supermercado não têm pintinhos, pois as galinhas são criadas sem os galos. Já aqui no Sítio, vivem galos e galinhas, então alguns ovos são galados e outros não. Os primeiros, quando chocados, dão origem aos pintinhos.
Espero ter ajudado.