Por que os modernistas eram críticos aos parnasianos? 1-Os autores retomaram os temas da Antiguidade clássica e rigor formal na construção do texto poético. 2-A ciência mostrava-se responsável pelo desenvolvimento tecnológico associado à Revolução Industrial. 3-O uso de máquinas não propiciou o crescimento da economia e sim o desemprego. 4-Os autores valorizavam o cotidiano e não tinha mais rigor formal na construção do texto poético.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a 4-Os autores valorizavam o cotidiano e não tinha mais rigor formal na construção do texto poético.
Os modernistas criticavam o parnasianismo porque acreditava-se que o movimento pregava padrões, apresentava um modelo único de expressão.
Os autores modernistas acreditavam na liberdade de expressão, eram contra os padrões, queriam romper paradigmas.
O exemplo de ironia e deboche que os modernistas faziam com relação à cultura oficial podem ser notados no texto de Manuel Bandeira, a partir de trechos como "sapos" e "parnasiano aguado".
O poema de Manuel Bandeira com título de Os Sapos apresenta um ar de deboche dos modernistas dos anos 1920. O termo 'sapos' pode ser em referência ao pai de Olavo Bilac.
Destaca-se que o parnasianismo, período retratado no poema foi um movimento que tinha como característica a: objetividade, a impessoalidade, vocabulário culto, poucas rimas, arte pela arte, etc.
Abraços!