por que os militares estavam insastifeitos com o governo imperial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os militares estavam insatisfeitos com o governo imperial pois julgavam que ele era a causa do atraso econômico, científico e social que o país vivia.
Os militares, em especial os da segunda metade do século XIX, recém-formados nas academias militares, assumiam o positivismo lógico como ideologia política, e o positivismo defendia, entre outras coisas, o progressismo e a superação de modelos antigos como forma de chegar a níveis mais elevados.
A monarquia era, assim, um "modelo antigo", que precisava, necessariamente, ser superado.
muitos dos que marcharam até a frente do paço imperial sequer tinham em mente uma proclamação da república. O próprio Deodoro da Fonseca teria sido induzido a fazer o que fez por rumores infundados, e existe o relato de que a primeira garfe que ele teria cometido durante todo esse processo, teria sido gritar "Deus salve o Imperador!", quando montado em cavalaria, em pleno paço imperial, defronte seu regimento do exército (por sequer saber o que estava fazendo)
Mais um marionete que qualquer outra coisa, Deodoro teria completado seu vexame histórico ao pronunciar indecorosamente os dizeres "deixe-me assinar esta merd#!" — na ocasião em que teve de assinar o documento que vproclamava a república no Brasil.
insatisfeitos, de fato, estavam os membros da elite agrária escravagista, e os grandes donatários de terras; O sentimento de vingança e a inconformidade com Isabel vir a sumir o trono (por ser mulher), juntamente com a antipatia que se nutria pelo marido dela, conde D'eu (por ser estrangeiro), também foram fatores essenciais.