Por que os mais idosos têm um "infarto mais lento" e mais chances de sobrevivência, enquanto os mais jovens têm um infarto e morrem na hora (infarto fulminante)?
Soluções para a tarefa
Há diferenças no AVC ou infarto que acometem jovens e idosos?
Sim, são diferentes. Apesar dos sintomas serem muito semelhantes nas duas faixas etárias, o que acontece em pacientes mais jovens é que, na maioria das vezes, esses eventos estão relacionados ao entupimento das artérias por trombos originados em outras partes do corpo. É importante lembrar que pacientes mais jovens apresentam mais infartos e AVCs relacionados ao uso de entorpecentes, como a cocaína, a doenças autoimunes, causas genéticas ou congênitas (quando se nasce com uma doença).
Nós jovens os entupimentos, normalmente, são mais graves e súbitos e de artérias maiores. Isso leva a infartos de pior prognóstico ou mesmo morte súbita.”
Idosos acometidos pelos mesmos problemas tendem a apresentar entupimentos mais lentos, progressivos e menos súbitos. O coração e o cérebro, assim, têm mais “tempo para se prepararem” antes de um infarto maior ou acidente vascular cerebral. Jovens, porém, têm mais chances de sobrevivência e recuperação sem sequelas.