Geografia, perguntado por miimreis, 1 ano atrás

Por que os limites práticos dos fusos não coincidem com os limites teóricos que estabelecem as 24 faixas horárias na superfície terrestre?

Soluções para a tarefa

Respondido por Jujubinha287
401
Porque os limite teórico corresponde às linhas dos meridianos que delimitam cada fuso. O limite prático corresponde ao desvio feito em cada fuso para acompanhar as fronteiras territoriais entre países e estados.
Respondido por EduardoPLopes
28

Isto ocorre, como o próprio nome sugere, por razões práticas: se os fusos teóricos (divididos matematicamente em intervalos de 15 graus) fossem respeitados à risca, aconteceria até mesmo de cidades terem fusos diferentes em diferentes áreas.

Para evitar isto, ficou estabelecido que os fusos teóricos seriam adaptados, dentro dos limites do bom-senso, às fronteiras territoriais, de modo que o horário fosse mantido o mesmo dentro de uma mesma região, mesmo que isso signifique desrespeitar um pouco o que fora estabelecido matematicamente.

Há mesmo casos extremos dos fusos práticos, como a China, que tem apenas um fuso em todo o país, mesmo que isto crie distorções consideráveis na duração dos dias e das noites em diversas de suas regiões.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/360208

Anexos:
Perguntas interessantes