Por que os jesuítas se relacionavam de maneira conflituosa no Brasil colonial?
(se possível uma resposta pequena)
Soluções para a tarefa
Resposta: porque os Jesuítas impunha para os índios uma Moradia boa e segura longe da escravização dos português ,mas os eles teriam que trabalhar nas aldeias jesuítas e principalmente se converterem ao catolicismo para poder morar nessas aldeias, e os bandeirantes que procuravam índios mata a dentro, vendo que as aldeias ocupava uma grande concentração de índios "manços" pois já eram acostumados com o trabalho implantado pelos Jesuítas, preferiam invadir essas aldeias e tomar os índios dos Jesuítas.
Explicação:
Resposta:
Com isso, a rivalidade entre bandeirantes e jesuítas marcou uma das mais acirradas disputas entre os séculos XVII e XVIII. Vez após outra, ambos os lados recorriam à Coroa Portuguesa para resolver essa rotineira contenda. Por um lado, os colonizadores reclamavam da falta de suporte da própria administração colonial. Por outro, os jesuítas apelavam para a influência da Igreja junto ao Estado para denunciarem as terríveis agressões dos bandeirantes.
O desgaste causado por essas disputas só foi resolvido com as ações impostas pelo marquês de Pombal. Primeiramente, decidiu determinar a expulsão dos jesuítas do Brasil por estes imporem um modelo de colonização alheio ao interesse da Coroa. E, logo em seguida, determinou o fim da escravidão indígena e a formação de aldeamentos diretamente controlados por representantes da administração metropolitana.
Explicação:
Espero ter ajudado!