História, perguntado por thaliaantoniacomi543, 11 meses atrás

por que os holandeses se fixarao no Brasil no seculo xvII

Soluções para a tarefa

Respondido por breninhosouzas
1

1-Os holandeses reagiram rapidamente, concentrando seus esforços no controle das fontes dos produtos que negociavam. Surgiu assim, em 1602, a Companhia das Índias Orientais. Essa empresa, de porte enorme, se apossou dos domínios.


2-João Maurício de Nassau foi um conde holandês, enviado ao nordeste brasileiro, em 1637, pela Companhia das Índias Ocidentais. Sua função era governar as terras dominadas pelos holandeses na região de Pernambuco. Seu governo durou sete anos e foi responsável por várias transformações, principalmente urbanísticas, em Recife.

 Investimentos na infraestrutura de Recife como, por exemplo, construção de pontes, diques, drenagem de pântanos, canais e obras sanitárias.


 


- Estabelecimento de aliança política com os senhores de engenho de Pernambuco.


 


- Incentivo ao estudo e retratação da natureza brasileira, principalmente com a vinda de artistas e cientistas holandeses.


 


- Adoção de melhorias nos engenhos, visando o aumento da produção de açúcar.


 


- Criação do Jardim Botânico no Recife, assim como o Museu Natural e o Zoológico.


 


- Melhoria da qualidade dos serviços públicos em Recife, investindo na coleta de lixo e nos bombeiros.


 


- Redução dos tributos cobrados dos senhores de engenho de Pernambuco.


- Estabelecimento da liberdade religiosa aos cristãos.


3-A Insurreição Pernambucana ocorreu no contexto da ocupação holandesa na região Nordeste do Brasil, em meados do século XVII. Ela representou uma ação de confronto com os holandeses por parte dos portugueses, comandados principalmente por João Fernandes Vieira, um próspero senhor de engenho dePernambuco.


4-A produção e exportação de açúcar para o mercado europeu foi a principal atividade econômica brasileira no século XVI e começo do XVII. Os engenhos de açúcar, instalados principalmente no Nordeste, fabricavam este produto que gerava muita riqueza para os senhores de engenho, para a coroa portuguesa (que recebia impostos) e também para os comerciantes holandeses (responsáveis pelo transporte, refino e comercialização de açúcar).


Perguntas interessantes