História, perguntado por cardosogabriella243, 5 meses atrás

por que os historiadores organizaram em periodo?

Soluções para a tarefa

Respondido por arthurnogueira607
1

Resposta:

Do ponto de vista formal, a expressão “pré-história” designa tudo que houve antes da história humana se desenrolar. Na prática, esse mesmo termo abarca o período que vai desde o surgimento da vida da Terra, a evolução da espécie humana, indo até o aparecimento da escrita. Dessa forma, percebemos uma curiosa contradição: como o termo pré-história é utilizado para se definir um tempo em que os seres humanos já existiam na Terra?

Para compreender essa contradição, devemos conhecer quem foram os responsáveis pela existência do padrão que convenciona o período pré-histórico. Tal concepção apareceu precisamente junto aos historiadores do século XIX, que acreditavam que o estudo do passado só era possível por meio de documentos escritos. Dessa forma, julgavam que a compreensão do passado pré-histórico não poderia se sustentar em bases verdadeiras.

Explicação:

espero ter ajudado


cardosogabriella243: obgd
Respondido por santosjanny195
0

Resposta:

É importante considerarmos que essa classificação é uma definição realizada por historiadores modernos com intuito de facilitar o estudo e o ensino da História por uma perspectiva cronológica. Essa divisão, portanto, agrupa os acontecimentos pela passagem do tempo e estipula marcos que determinam o início e fim de cada fase.

Não devemos ter uma visão engessada acerca dos períodos históricos e os marcos que estipulam a passagem de um período para o outro. Sendo assim, é importante compreender que a Europa não assumiu as características básicas que a definiram na Idade Média em 476, mas, nesse ano, um acontecimento importante deu início às transformações que, ao longo dos séculos, deram a forma da Idade Média.

Algumas críticas são feitas a essa divisão, uma vez que ela usa apenas a cronologia como ferramenta para realizar a divisão dos conteúdos da História. Além disso, ela é criticada por ser eurocêntrica e focar apenas em aspectos relacionados aos acontecimentos diretamente relacionados ao continente europeu. Atualmente, existem historiadores que debatem alternativas ao uso excessivo da cronologia como ferramenta de ensino e estudo da História.

Vejamos aqui algumas informações básicas acerca da divisão da História.

Pré-História

A Pré-História acompanha os acontecimentos relacionados ao surgimento dos primeiros hominídeos e sua evolução. Desse período, estuda-se o desenvolvimento desses hominídeos e as ferramentas utilizadas por esses na sua sobrevivência. Analisa-se também as diferentes espécies de hominídeos até o surgimento do homo sapiens sapiens.

O marco que estipula o fim desse período é o surgimento da escrita, por volta de 4000 a.C. Para saber mais sobre esse período da História, acesse: Pré-História.

Idade Antiga

A Idade Antiga teve como marco para seu início o surgimento da escrita, por volta de 4000 a.C., e esse período acompanha todas as civilizações da Antiguidade, como os povos mesopotâmicos, hititas, fenícios, hebreus, persas, chineses, e o grande foco desse período vai para os povos clássicos, isto é, gregos e romanos, os povos considerados com maior avanço intelectual de toda a Antiguidade.

O marco que colocou fim a esse período foi a invasão de Roma pelo hérulos, um povo germânico, e a destituição de Rômulo Augusto do trono romano em 476 d.C. Com isso, o Império Romano do Ocidente teve fim e a Europa Ocidental iniciou uma fase de grandes transformações que levou à formação do medievo.

Acesse também: A influência dos romanos nos dias atuais

Idade Média

A Idade Média recebeu esse nome dos renascentistas que consideravam esse período como um tempo que ficava no meio do Renascimento e o período das civilizações clássicas. A Idade Média estendeu-se de 476 a 1453, e o estabelecimento desse período considera a forma como a sociedade da Europa Ocidental desenvolveu-se.

Nesse período, é abordado o desenvolvimento do feudalismo na Europa, por meio do processo de ruralização da Europa após o fim do Império Romano do Ocidente. Com isso, surgiram novas relações de poder, como a suserania e a vassalagem, e o funcionamento da sociedade tornou-se radicalmente distinto da forma como funcionava em Roma.

A Igreja Católica detinha grande influência sobre a sociedade e tinha papel importante na sustentação dos reis. A partir do século XI, o renascimento urbano e comercial na Europa abriu caminho para as transformações sociais que levaram ao desenvolvimento do mercantilismo, chamado por alguns de capitalismo comercial. Essas transformações também foram causadas por crises, como a crise do século XIV.

Em outros continentes, porém, a situação e os modos de vida eram diferentes dos que existiam na Europa. Aqui na América, por exemplo, o fim da Idade Média marcou o apogeu de civilizações pré-colombianas: os incas e os astecas. O marco que pôs fim a essa fase é a conquista de Constantinopla pelos otomanos, em 1453.

Acesse também: Cruzadas - acontecimento importante do período medieval

Idade Moderna

A Idade Moderna é a fase de transição do feudalismo para o capitalismo. O mercantilismo foi a forma como essa transição aconteceu. O desenvolvimento do mercantilismo relacionou-se com o desenvolvimento comercial que a Europa passou a viver a partir do século XII.

Explicação:

A divisão da História do Brasil também é uma convenção realizada por historiadores modernos que agrupam os acontecimentos em períodos cronológicos de maneira a facilitar o ensino e aprendizagem desse conteúdo. De maneira ampla, a História brasileira é dividida em três períodos que podem contar com subdivisões em seu interior.

Perguntas interessantes