História, perguntado por soaresnogueira, 1 ano atrás

Por que os Historiadores interpretam os acontecimentos de 1964 como um golpe ??

Soluções para a tarefa

Respondido por brubdgirl
17
Na época, João Goulart conhecido também como Jango tinha assumido a presidência após a saída de Jânio Quadros, na época Vale lembrar que o voto da população também era para escolha de vice Presidente. Por conta de uma crise Econômica na época em que jango tinha sumido a posse, começou em um crescimento na oposição liderado por empresários imprensa, também havia uma crise político-militar. Por conta da maioria das propostas ser visada para os trabalhadores, e também em função da Guerra Fria, John q fue tachado Comunista mesmo dando declarações contra os EUA, URSS e Cuba. Antes mesmo de jango ter assumido a posse, foi feito um acordo para Jango assumir os parlamentares e militares decidiram, e o congresso mudou do regime presidencialista para o regime parlamentarista, nessa Nova Condição então transferir alguns dos poderes do presidente para um primeiro-ministro que no caso foi escolhido o Tancredo Neves. Jango já havia assumido a presidência em 1961 com esse novo regime parlamentarista, mas em 1963 foi aberto um plebiscito para a população brasileira voltar entre manter o regime parlamentarista ou voltar ao regime presidencialista, o resultado foi 82% dos votos pediram para voltar para o regime presidencialista. O nervosismo de alguns setores cresceu, conservadores são mobilizadas com intuito de evitar tais transformações, ao longo de 1963 a crise aumentava por altos índices de inflação, acabou enfurecendo a classe de empresários. O estopim foi dado quando Jango se posicionou a favor da revolta dos Marinheiros em 25 de março de 1964, os marinheiros pediram melhores condições para os militares e também pediu o apoio de jango na reformas politicas de base propostas por ele. Dias depois movimento militar iniciado em Juiz de Fora em Minas Gerais ocasionou o tal golpe, com aprovação de parte da sociedade e dos Estados Unidos que reconheceu o novo governo de pronto. Jango se absteve de manifestar-se para evitar um derramamento de sangue e foi retirado do Poder ilegalmente por militares, dito por muitos historiadores e isso é chamado de golpe.

Qualquer semelhança com o atual, é mera coincidência rs
Respondido por queremcassia2211
4

Porque as atitudes cometidas pelo grupo que cometeu as ações de tomada de poder, não eram constitucionais. Ou seja, os Militares passaram por cima da constituição vigente naquele período.

Apesar das justificativas dadas, nada daria justificativa para a proibição e coerção de direitos básicos, como por exemplo o da liberdade de expressão, e até mesmo o direito de ir e vir.

Para além disso, a impossibilidade de se opor ao governo, mesmo que de forma pacífica, mostram o caráter ditatorial do Golpe de 1964. Afinal, não são raros os casos de execução, tortura e isolamento na época.

Quer saber mais sobre o assunto?

https://brainly.com.br/tarefa/18031865

Anexos:
Perguntas interessantes