por que os historiadores costumam chamar as primeiras cidades da mesopotamia de cidades estado
Soluções para a tarefa
Isso se deve ao fato de que nunca houve um Estado mesopotâmico. Os diferentes povos estavam organizados em pequenos Estados, normalmente, cidades-Estados. Cada uma era independente das demais, embora, em razão de eventuais guerras ou alianças, formava-se Estados maiores, com reis, em uma perspectiva de que o poder real era uma vontade dos deuses. Apesar disso, eram alianças temporárias, de modo que não se pode falar de um governo único para todas as cidades.
Para melhor compreender todo esse processo, sugiro que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas " e " Armas germes e Aço - Saindo do Jardim do Éden ", encontrados facilmente no you..tube.
Bons estudos!
Isso se deve ao fato de que cada cidade dessa era autônoma, como se fosse um país hoje.
Dessa maneira, as cidades-estados não apresentavam uma relação de subordinação entre si. Mesmo quando havia uma guerra entre elas, a vencedora, normalmente, pilhava e roubava coisas da cidade vencida (matando e estuprando muitos dos habitantes no processo).
Segundo alguns estudos realizados, a ocupação dessa parcela do Oriente Médio aconteceu aproximadamente há 4000 a.C., graças ao deslocamento de pequenas populações provenientes da Ásia Central e de regiões montanhosas da Eurásia. Cerca de um milênio mais tarde, os povos semitas também habitaram essa mesma região. Já nesse período, a Mesopotâmia possuía um expressivo conjunto de cidades-Estado, como Nipur, Lagash, Uruk e Ur.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18561279