por que os gases nobres possuem átomos estaveis?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A teoria do octeto diz que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a camada da valência de seus átomos. Isso pode ser conseguido de diversas maneiras, dando origem a diversos tipos de ligações químicas.
Na natureza, todos os sistemas tendem a adquirir a maior estabilidade possível. Os átomos ligam-se uns aos outros para aumentar a sua estabilidade. Os gases nobres são as únicas substâncias formadas por átomos isolados.
Conclusão: os átomos dos gases nobres são os únicos estáveis.
Os átomos dos gases nobres são os únicos que possuem a camada da valência completa, isto é, com oito elétrons (ou dois, no caso da camada K).
Conclusão: a saturação da camada da valência com oito elétrons (ou dois, no caso da camada K) aumenta a estabilidade do átomo.
A configuração eletrônica com a camada da valência completa é chamada configuração estável. Os átomos dos gases nobres são os únicos que já têm a camada da valência completa.
Os gases nobres são aqueles que pertencem à família 18 ou 8A. São conhecidos como gases inertes e possuem baixa reatividade. São os seguintes: Hélio, Néon ou neônio, Árgon ou argônio, Crípton ou criptônio, Xénon ou xenônio, Rádon ou radônio, Ununóctio.
Exemplos:
•Hidrogênio aparece na natureza ligado a outro hidrogênio, na forma de molécula H2;
•Também o hidrogênio aparece ligado a átomos de outros elementos, como por exemplo, com o oxigênio, formando a molécula de água H2O;
•Átomo de hidrogênio nunca aparece na natureza isolado, sem estar combinado com outros átomos;
•O mesmo fato se verifica para o oxigênio, o carbono, o flúor, o cloro e a maioria dos elementos químicos.
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás