Por que os fusos horários apresentam diferentes for-
mas quando recortam os territórios dos países? Exem-
plifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Isso ocorre por conta do tamanho do território de um país ou estado, ou sua relação com seu países ou estados limítrofes e não obedece a convenção exata dos fusos horários. Sua função é facilitar a relação destes territórios com os territórios vizinhos ou impedir que haja vários fusos em terminados territórios. Por exemplo não é lógico que um estado pequeno como Sergipe tenha dois fusos horários, por isso o segundo meridiano de 45º é sinuoso e obedece aos limites litorâneos de seu território.
Explicação:
Os fusos horários são delimitações geográficas e são medidos em graus de distancia. Na pratica são igualmente delimitados por 24 linhas imaginarias medidas igualmente em graus (15º cada).
Zonas horárias são delimitações politico administrativas que promovem irregularidades das linhas imaginarias (meridianos) estabelecidas com o proposito de adequar aquele fuso horário ao tamanho ou a irregularidade do território. Por exemplo: Não é logico do ponto de vista administrativo que o pequenino estado de Sergipe, no Nordeste brasileiro tivesse dois fusos, o primeiro com uma hora a mais que o segundo. Por isso o meridiano de 45º é sinuoso no litoral nordestino para que ele e mais quatro estados nordestinos façam parte do mesmo fuso horário que os demais da região.