Por que os EUA, ajudaram a criar a ONU e o FMI?
Soluções para a tarefa
Os Estados Unidos, no pós segunda guerra, assume o posto de potência hegemônica global, adotando políticas internacionalistas, entre elas o suporte à criação de um grupo intergovernamental para cooperação internacional.
A criação da ONU, sobre tudo, veio para substituir a antiga Liga das Nações, sendo necessária a criação de uma nova organização, já que a Liga das Nações havia fracassado em manter a paz mundial. Dada às tenções entre os Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a ONU surge com o objetivo de manter a paz global e impedir uma nova guerra mundial.
O FMI, Fundo Monetário Internacional, surge num momento internacional em que os países buscavam um sistema mais liberalista. Após a crise de 29 e o constante agravamento das tenções entre as potências europeias, a política econômica adotada era, sobretudo, protecionista. Com o fim da segunda guerra, os países buscavam uma abordagem econômica liberal, seja pela influência dos Estados Unidos ou pela própria questão da necessidade de reconstrução econômica no pós-guerra.
A grande vantagem para os EUA, no que tange ao FMI, era ter sua moeda servindo de referência global e ainda poder conceder, com facilidade, empréstimos aos países europeus destruídos pela guerra.
A criação do FMI evidenciou o quão influente estava os EUA no pós-guerra.