por que os cristãos era perseguidos em roma
Soluções para a tarefa
Por que o judaísmo era uma religião nacional. O cristianismo adquiriu um projeto expansionista e seu crescimento pode ser visto 50% como ameaça e 50% como forma de entreter o povo de Roma com o pão e circo.
O império romano era mesmo tolerante a toda religião que respeitasse a diversidade. Você poderia seguir o judaísmo por que ele só se preocupava com judeus. Podia seguir o panteísmo druida por que ele só se importava com os panteístas druidas. Os próprios romanos estva sempre pegando deuses de outros povos: etruscos (Saturno, Fauno, Júpiter), gregos (Zeus, que se fundiu com júpiter, entre outros), Ísis e mithra, por exemplo. vez por outra, buscava-se uma unidade simbólica, como o Solis Invictus, que nada mais era que um título de associação de qualquer Deus com o sol. Até o cristianismo aderiu a isso, fazendo associações entre cristo e o sol, como se vê em inúmeros afrescos romanos.
Diferente das outras religiões, o cristianismo desrespeitava abertamente outros cultos, buscandio uma expansão centralista, chegando a um ponto em que um imperador, Constantino, deixou de ver aquilo como ameaça e sim como arma.
E é verdade que havia uma imensa variedade de seitas, das quais apenas algumas (gnósticas, tomasinos) tinham identificação com os mistérios gregos.
Resposta:
Em virtude das hostilidades entre o Império Romano e o Império Sassânida, os cristãos acabaram por ser perseguidos pelos persas a partir do ano 337, por serem tidos como traidores amigos de uma Roma cada vez mais cristianizada.