Biologia, perguntado por kaydasacada, 7 meses atrás

Por que os consumidores não conseguem absorver 100% da matéria orgânica contida nos produtores? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por mogecovsk
1

Resposta:

Porque a energia é passada para cada organismo da cadeia alimentar de forma unidirecional, seguindo sempre o sentido produtor → decompositor. É importante frisar que, a cada nível trófico, menos energia é passada. Normalmente, apenas 5% a 20% da energia é passada para o próximo nível trófico, sendo esse fenômeno chamado de eficiência ecológica.

Explicação:

Sabemos que o Sol é fundamental para a existência de vida na Terra. É ele que proporciona uma temperatura agradável ao nosso planeta e fornece energia para os organismos fotossintetizantes. Sem esses organismos, o oxigênio liberado no processo de fotossíntese não existiria e, consequentemente, os seres que necessitam dessa substância para sobreviver também não. Além disso, a falta desses organismos causaria a morte de toda uma cadeia alimentar.

Os organismos fotossintetizantes existentes captam cerca de 2% de toda a energia solar que chega ao planeta. Eles utilizam essa energia para produzir substâncias orgânicas através do processo de fotossíntese, e a energia fica armazenada na forma de energia potencial química. Parte dessas substâncias orgânicas produzidas é utilizada por esses seres para a realização do processo de respiração e a outra parte fica armazenada.

Quando um consumidor primário alimenta-se dos seres fotossintetizantes, a energia potencial química armazenada nos compostos orgânicos é transferida para ele. Os consumidores, então, utilizam a matéria orgânica ingerida para a produção de energia, que, por sua vez, é usada para a realização de alguns processos importantes para a sua sobrevivência. Outra parte das substâncias ingeridas é perdida nas fezes e urina. Ao servirem de alimento para outro organismo, os consumidores primários transferem sua energia para esse consumidor secundário e assim por diante.

Podemos perceber que a energia é passada para cada organismo da cadeia alimentar de forma unidirecional, seguindo sempre o sentido produtor → decompositor. É importante frisar que, a cada nível trófico, menos energia é passada. Normalmente, apenas 5% a 20% da energia é passada para o próximo nível trófico, sendo esse fenômeno chamado de eficiência ecológica. Diante dessa baixa quantidade de energia transferível, uma cadeia alimentar dificilmente possui mais de cinco níveis tróficos.


mogecovsk: Não se esqueça de me marcar como melhor resposta! Brincadeirinha, kakakka
kaydasacada: ksjsjjsk como marca?
kaydasacada: você parece ser gente boa, obrigada de novo :)
mogecovsk: Depois de um tempo( eu acho que 1 ou dois da pra marcar aí eu ganho mais pontos e você também :)
mogecovsk: Eu não sei se sou realmente gente boa mais obrigado pelo o elogio
kaydasacada: quando der, eu marco!
mogecovsk: ok
mogecovsk: obrigado
mogecovsk: obrigado por marcar a minha resposta como a Melhor
kaydasacada: de nada :)
Perguntas interessantes