Por que os compostos aromáticos não apresentam isomeria espacial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Lembre que:
Isomeria espacial ou estereoisomeria ou isomeria geométrica ocorre quando temos dois compostos com mesma fórmula molecular que se diferenciam pelo arranjo espacial de seus átomos;
A isomeria geométrica pode ser cis-trans e óptica;
A isomeria cis-trans ocorre em compostos de cadeia aberta que possuem pelo menos uma ligação dupla entre dois carbonos e cada átomo de carbono da dupla deve estar ligado a grupos diferentes entre si ou em um composto cíclico com ligantes diferentes em dois carbonos do ciclo;
A isomeria cis-trans não ocorre em compostos de cadeia aberta saturada.
A isomeria óptica ocorre em moléculas que possuem pelo menos um carbono assimétrico ou quiral. Carbono quiral é o carbono que está ligado a 4 ligantes diferentes.
Isômeros ópticos possuem a mesma fórmula molecular, mas que se diferenciam pelo tipo de desvio do plano da luz polarizada.
São moléculas assimétricas que apresentam um plano de simetria: quando colocada diante de um espelho reflete uma imagem idêntica a ela, mas que não são sobreponíveis.
- lembre que o o anel aromático é uma estrutura de ressonância, em que as duplas se alternam;
- anéis aromáticos não podem ter carbonos quirais, logo não apresentam isomeria óptica;
-da mesma forma não apresentam átomo de carbono da dupla ligado a grupos diferentes;
Resposta:
espero ter ajudado
Explicação:
A isomeria é um fenômeno que ocorre quando dois ou mais compostos orgânicos possuem a mesma fórmula molecular, mas se diferenciam na estrutura. Os dois principais tipos de isomeria são a constitucional (mais conhecida como isomeria plana, no entanto, esse termo não é o mais correto e nem indicado pela IUPAC, pois não existe molécula plana) e a estereoisomeria (isomeria espacial).
Essas duas classes de isomerias subdividem-se em outros tipos. Todavia, quando falamos em isomeria em compostos cíclicos, nem todos esses tipos ocorrerão. Vejamos quais são, então, os casos de isomeria que ocorrem nos compostos de cadeia fechada não aromáticos.