Por que os bandeirantes escravizaram os índios
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como o objetivo principal dos bandeirantes era a captura de indígenas para a escravidão, eles descobriram que o ataque às missões jesuíticas eram uma rentável alternativa, em que poderiam obter índios acostumados a uma rotina de trabalhos braçais. Com isso, jesuítas e bandeirantes entraram em conflito diversas vezes.
Explicação:
No primeiro ciclo , chamado de “caça ao índio” , os bandeirantes capturavam índios para serem escravizados e vendidos aos fazendeiros de cana-de-açúcar. ... Nesta fase os bandeirantes invadiam tribos e missões jesuítas para capturar os indígenas, que eram levados acorrentados até os locais de leilão.
Podemos descrever a relação dos bandeirantes com os indígenas como sendo violenta e desproporcional, ou seja, temos de partir do contexto histórico onde bandeirantes usavam da violência para capturar, prender, abusar e escravizar dos nativos indígenas brasileiros.
A ação dos bandeirantes foi da maior importância na exploração do interior brasileiro, bem como na manutenção da economia da colônia, fosse pelas suas consequências para o comércio, fosse porque a captura de indígenas fornecia mão de obra para a agricultura, principalmente cana-de-açúcar.
O nome "bandeirantes" vem dos tais exploradores carregarem bandeiras que indicavam o que havia no local. os bandeirantes possuíam diferentes funções e diferentes bandeiras dependendo da área que estavam. Uma área com ouro era marcada com uma bandeira diferente de uma área que houvesse índios, por exemplo.
Os bandeirantes - os homens que participavam das bandeiras e entradas - eram principalmente paulistas, que, entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, destruição de quilombos, aprisionamento de indígenas, mapeamento de territórios e na procura de pedras e metais preciosos.