Por que os átomos METAIS são os que doam (perdem) elétrons para os NÃO-METAIS?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Oii! Vamos lá...
Os metais estão localizados no canto esquerdo da tabela periódica e por isso suas camadas de valências são: s¹ para os metais alcalinos (o que significa que a camada de valência dos metais alcalinos possui apenas 1 elétron) e s² para os metais alcalinoterrosos (que possuem apenas 2 elétrons na camada de valência). O ponto é: por terem menos elétrons na camada de valência - a última camada de um átomo - os metais têm mais facilidade em DOAR elétrons numa ligação.
Já os ametais (os não-metais) têm a tendência contrária: estão localizados no canto direito da tabela periódica e, por isso, suas camadas de valência têm mais elétrons.
ex: NaCl é o cloreto de sódio, que realiza ligação iônica pois o Na é um metal (localizado na família 1A) e o Cl é um ametal (localizado na família 7A, sendo um halogênio).
O Na tem Z=11 e distribuição igual a: 1s¹2s²2p⁶3s¹ (veja que a última camada/ camada de valência possui 1 elétron e por isso o Na está na família 1A)
O Cl tem Z= 17 e distribuição igual a: 1s²2s²2p⁶3s²3p⁵ (a última camada possui 7 elétrons e por isso o Cl está na família 7A)
Percebe que como o sódio tem 1 elétron na última camada fica mais fácil para ele doar esse elétron para o sódio, que tem 7, e assim ambos completam o octeto (vide regra do octeto)?
Espero que tenha ajudado de alguma forma.
Bons estudos!