Por que os antibióticos só devem ser tomados por prescrição medica? Quais as conseqüências do uso inadequado neste medicamento?
Soluções para a tarefa
Resposta: Os antibióticos são medicamentos controlados e que requerem retenção de receita, e só devem ser vendidos se houver prescrição de um médico. Só ele pode indicar o medicamento, a dosagem e o tempo de tratamento mais adequados para cada caso.
O uso indiscriminado de antibióticos pode alterar a resistência das bactérias que causam doenças e tornar o medicamento ineficaz no seu combate. Além de dificultar o tratamento, isso também pode afetar outras bactérias que ajudam o nosso organismo a funcionar corretamente.
O fato das bactérias se tornarem resistentes ao antibiótico é normal e esperado em tratamentos médicos. Mas a maneira como os antibióticos são usados indiscriminadamente pode acelerar o tempo que leva para esses micro-organismos se tornarem resistentes e deixarem de responder ao tratamento.
Explicação:
Resposta:
Todo tratamento com antibiótico aumenta o risco do desenvolvimento da resistência bacteriana, de modo que essa classe de medicamentos só deve ser utilizada quando realmente existe necessidade.
A automedicação é uma prática comum em todo o mundo, mas ela pode trazer consequências que incluem desde efeitos colaterais desagradáveis até graves problemas de saúde pública, como o surgimento das superbactérias – que não podem ser combatidas por quase nenhum medicamento.