por que ocorreu o episodio chamado cerco de piratininga?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O grande objetivo do chefe indígena era defender os próprios interesses e, também o de sua tribo. Ao associar-se com Ramalho, Martim Afonso e os jesuítas, ele julgava que teria vantagens estratégicas, políticas e bélicas.
Resposta:
A história dessa batalha conta que os rebeldes tentaram convencer Tibiriçá a ajudar na expulsão dos portugueses, mas este, já catequizado, acabou revelando os planos aos seus novos amigos. Como existiu uma desconfiança por parte dos índios, o ataque surpresa aconteceu e encontrou Ramalho e vários outros colonos armados e prontos para a batalha. O resultado, como não poderia deixar de ser, foi sangrento, mas São Paulo sobreviveu!
Explicação:
“Tiveram-nos em cerco dois dias, dando-nos sempre combate, ferindo muitos dos nossos. Mas dos inimigos foram muitos mais os feridos e alguns mortos, dentre os quais um que foi nosso catecúmeno, e fora quase capitão dos demais, o qual, sabendo que todas as mulheres se haviam de recolher à nossa casa, e que aí havia mais que roubar, veio dar combate pela cerca de nossa horta, mas aí mesmo achou uma flecha que lhe deu pela barriga e o matou, dando-lhe a paga, que ele nos queria dar, pela doutrina que lhe havíamos ensinado.”