Por que o uso da água oceânica em grande escala ainda é considerado inviável?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Porque requer um investimento altíssimo pra grande demanda.
Explicação:
Vamos começar pelos pontos ambientais, a utilização da água doce já gera fatores de risco ao meio ambiente considerando que uma taxa altíssima da população mundial utiliza desse recurso natural. Há casos de rios, lagos e represas que tiveram por fim sua desativação de serviços por conta que os recursos esgotaram, aí entra um ponto importante: o impacto ambiental.
Para a utilização da água oceânica para consumo requer de diversos recursos industriais (a usina de dessalinização é um exemplo) para tornar a mesma apropriada para consumo. Falando do nível global, entra outros pontos sociais, que envolve os países com recursos para o investimento e países não tão desenvolvidos para investir nesse tipo de tecnologia.
Tratando de grande escala, podemos prever investimentos de bilhões (impacto financeiro) à uma possibilidade de fracasso por conta da falta de acessibilidade à áreas de longa distância de usinas e demais.
Portanto, podemos definir que, investir no uso da água oceânica, gera prejuízos como:
1. Impacto ambiental - Quebra do equilíbrio da vida marinha, além da demanda de água para uma escala grande.
2. Impacto Financeiro - Alto custo de investimento em recursos para à tornar própria para consumo.
3. Impacto Social - Países com baixo desenvolvimento não teriam como aplicar a tecnologia, o que faz referência ao quarto e último ponto.
4. Impacto da Acessibilidade - Seria uma ideia razoavelmente considerável investir em áreas próximas da água oceânica, mas iria impactar nos estados centrais, onde a água teria que fazer um longo percurso até o seu destino.
Se restar dúvidas da minha resposta pode perguntar. =)