História, perguntado por alicevcouto, 4 meses atrás

Por que o título associate a chegada de Tomé de Souza, o que era à "(re)fundação do Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por danielydossantosfern
1

Resposta:

Após o fracasso das capitanias hereditárias, o governo português criou novos mecanismos com o objetivo de proporcionar a colonização do Brasil. Inicialmente, a intenção não era acabar com as capitanias, mas sim, centralizar política e economicamente a colônia. A função principal do governador-geral era coordenar a colonização fortalecendo as capitanias contra as resistências indígenas, além de fiscalizar as capitanias e apoiar a cultura de cana-de-açúcar.

O primeiro governador-geral escolhido foi Tomé de Sousa, um militar e político português. Tomé de Sousa chegou ao Brasil em 29 de março de 1549, juntamente com soldados, colonos, materiais para se construir a primeira cidade e alguns animais.

Tomé de Sousa fundou a cidade de Salvador em 1549, o centro do governo e primeira capital do Brasil. Além disso, Tomé de Sousa proporcionou o grande desenvolvimento da agricultura e pecuária. Pensando nas possibilidades reais de invasões de piratas estrangeiros e na manutenção do domínio português, o governador-geral distribuiu armas e munições aos colonos e construiu várias fortalezas em áreas estratégicas.

No âmbito religioso, o governo de Tomé de Sousa foi muito importante. Com ele vieram os primeiros jesuítas e nesse período foi criado o primeiro bispado do Brasil. Os jesuítas, chefiados por Manuel da Nóbrega, começaram a evangelização dos índios, criando também o primeiro colégio do Brasil. Além disso, os jesuítas tentavam impor aos portugueses as normas da moral cristã no relacionamento com os indígenas, visto que a escravização dos índios e a exploração sexual das mulheres indígenas era um fato presente na época.

Respondido por heloisagoncalves745
3

Tomé de Souza teria refundado o Brasil, ao passo que o rei de Portugal à época da colonização, no caso, Dom João III, percebeu o quão frágeis eram as então Capitanias Hereditárias, assim, Tomé de Souza chegava para assumir o Governo-Geral, comandando todo o território brasileiro a partir de Salvador.

O insucesso das Capitanias Hereditárias e a instauração do Governo-Geral

Havia um claro desinteresse por parte dos donatários quanto à gestão das capitanias, por essa razão, muitas estavam abandonadas, o que significava maior risco de invasões, algo eu determinava o papel de Tomé de Souza como o novo governador, para auxiliar no empreendimento colonial, seguindo, então, as ordens da Coroa Portuguesa.

Aprenda mais sobre o papel de Tomé de Souza no Governo-Geral: brainly.com.br/tarefa/6252626

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes