Por que o termo "mistura homogênia" é considerado uma redundância e um pleonasmo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na verdade não trata-se de um pleonasmo, inclusive só sentimos redundância por desinformação.
Explicação:
As misturas também podem ser chamadas como dispersões de substancias e, quimicamente, são classificadas segundo o diâmetro de seus compostos.
--
Chama-se de SOLUÇÃO verdadeira aquele composto com diâmetro médio de suas partículas entre 0 e 1nm. Portanto, íons e substâncias moleculares invisíveis a qualquer aparelho. Este é o ÚNICO caso onde teremos misturas HOMOGÊNEAS.
--
Coloide é o nome dado à dispersão que nos engana. Este, embora aparente ter APENAS uma fase, ao microscópio denota-se a existência de uma outra fase. Exemplo: Leite. Você observa aquilo homogeneizado, porém é possível verificar a existência de diversos nutrientes heterogeneizando a substância, além de sais e água: Gorduras. Espumas são coloides, maionese é coloide, nevoeiro, chantili etc. Embora não enxerguemos suas diversas fases, trata-se de uma substância HETEROGÊNEA; porém, verifica-se com o auxílio de um ultramicroscópio o diâmetro variável de suas partículas entre 1 e 100 nm.
--
Conhecemos como SUSPENSÃO aquelas misturas cujas fases são facilmente visíveis a olho nu ou microscópio óptico, sendo separadas por filtração, decantação etc. Tratam-se de misturas heterogêneas com diâmetro acima de 1000nm.
--
Espero ter ajudado.
Bons estudos!