Por que o termo "esquimo" é considerado pejorativo, e porque o termo "indio"
também?
Soluções para a tarefa
Resposta:O nome controvérsia nativo americano é uma discussão em curso sobre a terminologia mudando usado por povos indígenas das Américas para descrever a si mesmos, bem como a forma como eles preferem ser referido por outros. Termos preferidos variam principalmente por região e idade. Como as pessoas e comunidades indígenas são diversas, não há consenso sobre a nomeação, além do fato de que a maioria das pessoas preferem ser referido por seu específico nação .
Visões negativas de índios são especialmente evidentes em numerosas palavras e frases do inglês americano. Cedo exemplos gerais referem-se a índios como bárbaros, pagãos e infiéis . Posteriormente surgiram tais termos e frases como doador indiano, falando com uma língua bifurcada, squaw, índio selvagem , a designação racista redskin , e, finalmente, eis! o pobre índio.
Ao discutir grandes grupos de povos, nomeação pode ser baseado em linguagem comum, região ou relação histórica, como " Algonquin povos -Falando", " Pueblo -dwelling povos", " índios das planícies " ou " LDN povos" ( Lakota , Dakota e Nakota povos).
Muitos ingleses exonyms têm sido usados para se referir aos povos indígenas das Américas , que eram residentes em seus próprios países quando os colonizadores europeus chegaram nos séculos 15 e 16. Alguns desses nomes foram baseados em Francês , Espanhol terminologia língua europeia, ou outros utilizados pelos exploradores anteriores e colonos; alguns resultou da tentativa dos colonos para traduzir endonyms da língua nativa em seu próprio; e alguns eram termos pejorativos decorrentes do preconceito e medo, durante os períodos de conflito entre as culturas envolvidas.
Nos séculos 20 e 21, os povos indígenas nas Américas ter sido mais vocal sobre as maneiras que desejam ser referido, pressionando para a eliminação de termos amplamente considerados obsoletos, imprecisas ou racista . Durante a segunda metade do século 20 ea ascensão do movimento dos direitos indiano , o governo dos Estados Unidos respondeu propondo o uso do termo "nativo americano", para reconhecer a primazia da posse dos povos indígenas no país. O termo se reuniu com apenas aceitação parcial. Outras convenções de nomenclatura foram propostas e utilizadas, mas nenhum são aceitos por todos os grupos indígenas. Normalmente, cada nome tem um público específico e conotação política ou cultural, e uso regionais varia.
No Canadá, enquanto Estado indiano permanece uma designação legal devido à lei indiana , o termo "índio" é geralmente considerado ofensivo quando usado por não-nativos com o termo First Nations sendo preferido para os povos abrangidos pela lei indiana e povos indígenas preferidas para povos nativos em geral ou quando falando sobre Inuit e Métis que não se enquadram na categoria "Primeiras Nações".
Explicação:
Os termos esquimó e índio são pejorativos, visto que o primeiro termo foi criado por povos rivais dos corretamente denominados inuítes para expressar que comiam carne crua, enquanto o segundo foi dado pelos portugueses para os povos nativos, ao considerarem que chegaram às Índias.
Esquimós e índios: termos pejorativos
Os inuítes, porém, popularmente conhecidos como esquimós, são habitantes do Ártico, tendo exímias habilidades com a caça, pesca e vivência nas mais extremas temperaturas. Os índios, ou indígenas, caracterizam especialmente os povos nativos brasileiros, grupos reconhecidamente tradicionais e espiritualizados.
Assim, os termos esquimó e índio são pejorativos, pois foram criados por grupos que não reconheciam a totalidade de características ou estilo de vida dos povos designados.
Aprenda mais sobre os esquimós ou inuítes: brainly.com.br/tarefa/24662642
Aprenda mais sobre os povos indígenas: brainly.com.br/tarefa/7625164
#SPJ6